Blog

Buscando eficiência em tempos de crise

Quando as empresas passam por períodos de dificuldades, as demandas para melhorar o retorno sobre gastos aumentam consideravelmente e um dos maiores desafios do dia-a-dia de executivos e gestores de operações é encontrar meios para fazer isso.


Sob pressão, planejar e executar um programa de ampliação da eficiência operacional metodologicamente orientado é sempre mais difícil. Além de tomar tempo, mobilizar recursos especializados para indicar alternativas costuma implicar em custos adicionais. E tempo e recursos é tudo que as empresas normalmente não dispõem em tempos difíceis.


O ideal seria submetermos nossas organizações a revisões periódicas das operações e das estratégias de negócio, procurando por desperdícios e ineficiências enquanto vivemos períodos de vacas gordas. Isso exige disciplina, mas os resultados no longo prazo podem significar uma transição muito mais tranquila por períodos de crise.


Mas se a lição de casa não foi feita no tempo certo, você pode ter de iniciá-la já e talvez de forma emergencial. E aí vem a pergunta: por onde começar?


Acredito que cada empresa tem características próprias e, portanto, descarto qualquer receita universal. Mas independentemente do fato de você ser o gerente de um departamento de uma grande organização ou um pequeno empreendedor, existem algumas atividades em gestão de operações que são muitas vezes negligenciadas e que talvez o ajudem a iniciar a jornada.


Neste artigo, apresentamos 6 dessas iniciativas que, acreditamos, podem ajudar aqueles que estejam enfrentando dificuldades para iniciar uma jornada de busca pela eficiência.



Use este link para acessar a publicação original no linkedin

Cadastre-se e receba
nossa newsletter: